CAENE realiza premiação do concurso fotográfico sobre acessibilidade

A premiação do concurso fotográfico ''Acessibilidade e Respeito...Eu posso. Você deixa?'' promovido pela Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE) e o Projeto de Extensão Gamadown foi realizada na manhã desta sexta-feira, 6, no Auditório da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM).

Os três primeiros classificados foram Márcio César Simão da Silva, Cícero Batista de Oliveira e Leila Tinoco da Cunha Lima, os quais receberão os seguintes prêmios: um computador, uma câmera fotográfica e um livro para o terceiro, respectivamente.

Cícero Batista de Oliveira Junior, servidor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), segundo colocado, viu a oportunidade de socializar uma realidade que não atinge a maioria da população.  “A experiência de participar do concurso é muito positiva. Esse tipo de ação, não propriamente o prêmio, mas o concurso em si, procura abrir os olhos da sociedade para uma realidade que a maioria das pessoas não enfrentam”, disse.

''O que a gente quer com esse projeto é divulgar a diversidade. O objetivo, mais do que a fotografia, que seria um veículo, é fazer com que as pessoas reflitam o que é acessibilidade, o que é a diferença'', explica Silvia Batistuzzo, professora da UFRN e coordenadora do projeto GamaDown.

Esse é o segundo concurso de fotografia com tema relacionado à inclusão. O primeiro aconteceu em 2009, realizado pelo ''Gamadown: da Genética à Inclusão - a Arte da Mobilização'', do Departamento de Biologia Celular e Genética da UFRN. As fotografias estão em exposição na Biblioteca Central Zila Mamede.

(09/12/2013 às 08:08)