UFRN discute sobre educação de surdos e utilização da língua de sinais

A abertura do 2º Encontro para discussão sobre educação de surdos e língua de sinais sob a perspectiva de escola bilíngue foi realizada nesta quinta-feira, 5, no auditório da Reitoria, com o objetivo de discutir questões relacionadas à educação de surdos e à utilização da língua de sinais, além de propor alternativas concretas para o tema.

Estiveram presentes no evento a vice-reitora, Maria de Fátima de Melo Ximenes, o vice-diretor do Centro de Educação da UFRN, Marcos Antônio Lopes,  a vice presidente da CAENE, Daniela Ferreira Garcia, a representante da associação dos surdos de natal (ASNAT),  Sedna Ferreira  e a estudante de Letras e Libras da UFRN, Vanessa Fátima de Souza, além de professores e servidores das secretarias municipal e estadual de Educação do Estado.

O Coordenador do encontro José Edmilson Felipe da Silva falou sobre a sua importância. ''O evento é bem sucedido de um tema bem palpitante, e  essa discussão  vai fomentar cada vez mais  o debate não apenas em Natal mas para todo país''.

Para Marcos Antônio Lopes, o evento vai expandir o conhecimento. ''Depois dessa discussão vão surgir certamente ideias e reflexões a respeito da educação do surdo que servirá  para a nossa vida''.

Segundo a vice-reitora, ''pelo segundo ano consecutivo estamos realizando esse encontro, de um tema de grande relevância ligado à inclusão de pessoas com o compromisso do ensino superior público de qualidade. É um avanço importante, abrindo fronteiras para os surdos, seja na condição de discente seja no exercício da docência, possibilitando uma inserção definitiva no campo da aprendizagem'', disse.

(09/12/2013 às 08:07)