UFRN recebe calouros com palestras e informações sobre a instituição

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recepcionou os novos alunos na manhã desta segunda-feira, 29, às 9h, no auditório da Reitoria, oportunidade em que foi aberto o Calendário Acadêmico 2013. Antecedendo a solenidade, o Quarteto de Saxofone da Escola de Música fez uma apresentação, com repertório de Música Popular Brasileira, e foram realizadas palestras sobre a segurança no Campus e o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Aacadêmica (SIGAA).

A primeira palestra foi proferida pelo diretor da Divisão de Segurança Patrimonial (DSP), Manuel Euflausino, que mostrou a atuação da Divisão e algumas das ocorrências frequentes, como furtos e arrombamentos. Ele falou da atuação da divisão junto aos alunos ingressantes, afirmando que ''o nosso papel é dar segurança a todos que trabalham, estudam e frequentam o ambiente acadêmico''.

O representante da Superintendência de Informática (SINFO) Camilo de Lelis, mostrou aos presentes as utilidades e a funcionalidade do SIGAA e como os novos alunos da instituição deverão utilizar esse sistema.

Após as palestras, foi realizada uma cerimônia simples de abertura do semestre letivo 2013.2, quando a reitora da UFRN, ngela Maria Paiva Cruz, falou de sua alegria em receber os novos alunos, ''todos oriundos do Sistema de Seleção Unificada (SISU)'', frisou. Segundo a reitora, trata-se de uma nova experiência, que qualifica a política de ingresso totalmente na UFRN, democratizando o acesso ao ensino superior público de qualidade.

A reitora lembrou que no último processo seletivo (via SISU), cerca de 100 mil estudantes escolheram concorrer às vagas oferecidas pela UFRN, número bem maior do que os 30 mil inscritos nos processos seletivos promovidos pelo Núcleo Permanente de Concursos (COMPERVE) anteriormente, frisou. ngela Paiva destacou a posição da UFRN no cenário nacional, que está entre as 20 melhores universidades de todo país.
Presenças

Estavam presentes, ainda, a vice-reitora Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes; a Pró-reitora de Assuntos Estudantis (PROAE) Janeusa Trindade; o pró-reitor de Graduação (PROGRAD), Alexandre Lara Menezes; o vice-diretor do Centro de Tecnologia, João Bosco; o superintendente de Relações Internacionais e Interinstitucionais (SRI) Márcio Venício; o representante da Superintendência de Infraestrutura (SIN) e diretor de Meio Ambiente, Hérbet Hálamo; a representante da Comissão Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais da UFRN (CAENE), Daniela Garcia; e a coordenadora geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFRN), Danyelle Guedes.

Falando sobre a importância e o papel do DCE e dos Centros Acadêmicos (CA’s), Danyelle Guedes afirmou: ''Estamos aqui para auxiliar e buscar melhorias para os estudantes da UFRN e também de toda a classe estudantil do Estado do Rio Grande do Norte, sempre buscando conscientizar os jovens sobre a participação política''.

A representante da CAENE, Daniela Garcia mostrou as ações promovidas pela coordenadoria, que existe desde 2010, e atua auxiliando os alunos com qualquer tipo de necessidades especiais, com auxílio psicológico e buscando a adequação dos espaços.

O secretário de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Márcio Venício apresentou aos novos alunos algumas ações de mobilidade acadêmica promovida pela Secretaria e afirmou que ''a UFRN tem uma posição de destaque nacional e internacional, convênios com mais de 120 instituições de 20 países e atualmente estamos com cerca de 500 estudantes no exterior. Além desses dados, o secretário falou de programas como o ''Ciência sem Fronteiras'', que oferece bolsas de estudos para os estudantes realizarem parte de seus estudos fora do Brasil.

Hérbete Hálamo falou da preocupação da Universidade com o meio ambiente e sobre o papel da SIN. ''A UFRN busca adequar melhorias nas questões ambientes, com o Sistema Sig, reduzimos o consumo de papel, também promovemos o uso de canecas no Restaurante Universitário (RU), abolindo o uso de copos descartáveis, com destino correto dos resíduos produzidos pela Universidade'', relatou o diretor de Meio Ambiente.

O pró-reitor de Graduação, Alexandre Lara, deu boas-vindas aos novos universitários e falou da importância dos alunos ficarem atentos ao regimento e às resoluções da Universidade, além de aproveitarem as oportunidades oferecidas. ''Os alunos devem aproveitar as oportunidades e atividades oferecidas pela Instituição''.

A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Janeusa Trindade apresentou algumas ações de assistência estudantil, como a concessão de Bolsa-Alimentação, Bolsa-Residência, Auxílio Transporte e diversas outras. A pró-reitora também foi enfática ao informar aos calouros que, na UFRN, o trote é proibido. ''É proibido a realização de trotes dentro ou fora da UFRN, promovidos por alunos da Instituição. A resolução que proibe o trote é a 166/2012 do CONSEP'', frisou Janeusa.

Na recepção os novos alunos receberam kits com informativos sobre as diversas ações promovidas pela Universidade e também concorreram a brindes.

(30/07/2013 às 08:18)