CAENE - Comissão Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais / UFRN

Topo da página.

Menu.

Conteúdo.

Apresentação
A criação da Comissão Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – CAENE/UFRN, instituída pela Portaria nº. 203/10-R, de 15 de Março de 2010, vinculada ao Gabinete do Reitor resultou das inquietações por parte de um grupo de funcionários da instituição formado por gestores, docentes e técnicos em prol da criação de um setor que pudesse oferecer à comunidade universitária, particularmente aos estudantes com necessidades educacionais especiais, um espaço que servisse de referência para orientação e apoio no que diz respeito ao seu ingresso e permanência no âmbito da UFRN, visando à melhoria da qualidade do atendimento educacional oferecido pela instituição. Diante deste contexto, surgiu a idéia da elaboração de um projeto institucional para concorrer ao Edital nº. 6 do Programa Incluir 2008 do MEC/SESU/SEESP, tendo como foco principal a proposta de criação desse setor na UFRN. Com a aprovação do projeto foi possível concretizar a criação do referido setor representado hoje pela Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidade Educacional - CAENE.

Objetivos
A CAENE tem como objetivos:

  • • Apoiar e orientar a comunidade universitária acerca do processo de inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais, tendo em vista seu ingresso, acesso e permanência, com qualidade, no ambiente universitário.
  • • Propor soluções para a eliminação de barreiras atitudinais, arquitetônicas, pedagógicas e de comunicação no âmbito da instituição, visando garantir a permanência e a terminalidade com sucesso do estudante com necessidade educacional especial;
  • • Apoiar e orientar os Colegiados de Cursos de qualquer unidade acadêmica, independente do nível ou modalidade de ensino na adequação curricular para atender às especificidades do estudante com necessidade educacional especial;
  • • Acompanhar o desenvolvimento da política de inclusão do estudante com necessidade educacional especial na UFRN, visando contribuir para a tomada de decisões nos vários níveis da instituição.

Equipe
A Comissão da CAENE está formada atualmente por cinco membros: Prof. Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo do Departamento de Fisioterapia (Presidente); Profa. Luzia Guacira dos Santos e Silva do Departamento de Educação (Vice- presidente); Ivone Braga Albino (Pedagoga) - Técnica em Assuntos Educacionais da PROGRAD; Nilberto Gomes de Souza (Arquiteto e Urbanista) representante da Superintendência de Infra-estrutura – SIN e Érica Simony Fernandes de Melo (Bibliotecária – documentalista) representante da Biblioteca Central Zila Mamede. Além desses membros, fazem parte também da equipe outros profissionais da instituição: Viviane Alline Gregório Azevedo (Assistente Social) e Danielle Ferreira Garcia (Psicóloga Social), ambas da Secretaria de Assuntos Estudantis (SAE), Ana Maria Leite Cavalcanti (Psicopedagoga) do Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA), entre outros.

Rodapé.

CAENE © Copyright 2010. Todos os direitos reservados.
UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte